Requerimento No. 13/2021

Caldas, 04 de janeiro de 2021

Exmº Presidente da Câmara Municipal de Caldas.

Elder Junio Garcia, vereador que este subscreve, atendendo tudo que mais determina o interesse público, Indica à Douta Mesa, na forma regimental, o envio de expediente ao Exmº Sr. Prefeito Municipal, que como é de conhecimento de Vossa Excelência, o município de Caldas possui uma máquina beneficiadora de café. Diante de diversos relatos dos produtores de café de que à referida máquina já estava disponível em nosso município na administração anterior e sem informações da mesma já ter sido utilizada.
Para tanto, cumpre mencionar que o nosso município é grande produtor de café e café de qualidade, sendo que temos diversos produtores de café que já foram premiados pela qualidade da sua lavoura e bebida do café produzido. Em síntese, nossa região é composta por pequenos, médios e grandes produtores de café, sendo que as dificuldades para beneficiamento do café são grandes, devido à dificuldade para encontrar empresas ou pessoas autônomas que prestem o serviço de beneficiamento do café em nosso município.
Cumpre mencionar que, grande parte dos produtores de café do Município fazem sua colheita manualmente, cumprindo uma série de requisitos para melhorar a qualidade da bebida deste produto, tais medidas adotadas são: selecionar os grãos no momento da colheita, escolher os grãos de café conforme o processo de secagem manual e através do calor do sol e também outras medidas adotadas pelos produtores para aumentar a qualidade da bebida do café.
Na região de Santana de Caldas, por exemplo, é frequente conhecermos diversos produtores que já receberam prêmios através de cooperativas e também a nível estadual e federal pela qualidade do café produzido. Dentre estes produtores, tivemos o prêmio de primeiro lugar, segundo lugar, oitavo lugar e outras premiações que os produtores desta região já receberam pela qualidade do produto produzido.
Também, cumpre mencionar que o café produzido nesta região é comercializado através venda em território nacional e em território internacional, recebendo também o selo de qualidade nacional e internacional pelos produtos oferecidos. Deste modo, percebemos que a produção cafeeira em nosso município leva o nome de Caldas-MG para além das fronteiras, fazendo com que os nossos produtos, os produtores e nossa cidade sejam conhecidos internacionalmente pela excelente qualidade dos produtos oferecidos e também pela mão de obra impecável dos seus produtores.
Diante exposto, solicito à Vossa Excelência que encaminhe uma cópia ao setor competente pela máquina de beneficiar café e em sintonia apresentem respostas aos seguintes questionamentos e ponderações:

• Apresente um cronograma para o uso da referida máquina beneficiadora de café;

• Que seja apresentado todos os critérios que serão utilizados para selecionar à primeira região que receberá a máquina beneficiadora de café.

• Que viabilize a convocação de um produtor de café de cada microrregião do Município, para representar os demais produtores de café, cumprindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social para dialogar de maneira democrática e igualitária sobre a destinação e o uso da referida máquina beneficiadora de café;

Na certeza de que posso contar com vosso pronto atendimento, desde já agradeço e me coloco a disposição.

_____________________________
ELDER JUNIO GARCIA Vereador