Requerimento No. 20/2021

26 de fevereiro de 2021

Com meus cordiais cumprimentos, sirvo-me deste para vir respeitosamente perante Vossas Senhorias solicitar sua costumeira atenção no sentido de viabilizar um melhor atendimento para a população Caldense, no que se refere à rede de energia elétrica, pois vêm ocorrendo constantes quedas de energia elétrica em toda a cidade e, principalmente nos distritos e bairros rurais, além de interrupções sem avisos programados.
Sabemos que esta Concessionária sempre primou pela qualidade e respeito aos consumidores. No entanto, com as constantes quedas do sistema elétrico e interrupções de fornecimento sem prévio aviso vem impactando negativamente em todas as áreas: serviços públicos, atividades comercial, industrial e administrativa que são interrompidos; mercadorias perdidas, a falta de prestação de serviços na área de Posto de Combustíveis (em que a necessidade de energia elétrica é absoluta), e ainda com as variações na corrente elétrica causando o risco de perda de bens materiais que foram comprados com dia-a-dia de um trabalho árduo e digno. Poderíamos dizer que seria possível estas quedas fossem causadas por acidentes, mas é inadmissível tantas interrupções durante todos os dias da semana – as interrupções se tornaram rotineiras. No dia 22 e 23 de fevereiro de 2021, por exemplo, foram inúmeras interrupções com constantes variações e também com aproximadamente 5 horas constantes sem iluminação. Moradores do município relatam que principalmente incorre em falta de energia nos horários em que as os moradores voltam para suas residências após longa jornada de trabalho, sendo em torno de 17:00 horas até, aproximadamente 22:00 horas, sendo horários comuns para a queda de energia em diversos locais do município.
Solicitamos que dentro das possibilidades desta Concessionária, sejam averiguadas as reclamações e adotadas as devidas providências, para que possamos tranquilizar a população caldense, dando-lhe uma satisfação.
Comunicamos que esta solicitação (assim como a resposta da CEMIG) será publicada, para conhecimento de toda a população.
Limitando-me ao exposto, no aguardo das devidas providências, renovo na oportunidade votos de elevado apreço e distinta consideração, antecipando agradecimentos.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Caldas.
Diante as indagações citadas, é de suma importância que o Poder Legislativo, obtenha respostas contundentes sobre esta problemática, para que possa transmitir com clareza aos cidadãos o que de fato está ocorrendo com a falta de distribuição de energia elétrica em nosso município.
O Vereador que esta subscreve, atendendo tudo mais o que determina o interesse público, REQUER à Douta Mesa, na forma regimental, ouvindo o Plenário, que seja oficiado o Diretor Responsável pela CEMIG (COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS) para comparecer à esta casa para prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo, sobre o funcionamento da rede de distribuição de energia elétrica, como também explicar os motivos reais da queda frequente de energia elétrica no Município de Caldas e responder a questionamentos feitos pelos nobres edis na ocasião da reunião.

_______________________________
Elder Junio Garcia Vereador