Requerimento No. 24/2021

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CALDAS, MG.
O vereador, que o presente subscreve in fine, ancorado pelas normas do Regimento Interno desta Casa Legislativa, depois de ouvido o Plenário, vem, perante Vossa Excelência, Sr. Rafael Ferraz, Presidente da Câmara Municipal, REQUERER o encaminhamento de ofício à Prefeitura Municipal de Caldas, solicitando ao Excelentíssimo Sr. Ailton Pereira Goulart, Prefeito Municipal, assim como secretários responsáveis, as seguintes informações relativas à saúde da mulher:
1) Qual o tempo médio para marcação de consultas e exames de especialistas em saúde da mulher, tais como ginecologista, mamografia, entre outros?
2) Quais exames não são cobertos pelo SUS, havendo, portanto, a necessidade de procura da rede privada de saúde?
3) Com relação ao Pré-Natal, os exames de ultrassom são custeados em sua totalidade pelo SUS, ou há recomendação pelos profissionais da saúde de que façam o ultrassom em instituições privadas?
4) Quais são os serviços de saúde, de apoio psicológico e de assistência social existentes e disponíveis às mulheres de Caldas hoje? Quais são os planos para a ampliação e melhoria destes serviços e políticas públicas?
Tais informações se fazem necessárias para embasar a criação de políticas públicas e busca de recursos destinados à mulher caldense, e podem ser encaminhados em meio digital para evitar desperdício de material e reduzir o impacto ambiental.

Plenário José de Rezende Faria Alvim, 08 de março de 2021,
Dia Internacional da Mulher

________________________
Vereador Daniel Tygel